processo seletivo-matador

Definição do processo seletivo

Depois de identificada a demanda para um processo seletivo, seja por uma expansão da empresa ou pela substituição de outro colaborador, o primeiro passo é definir a descrição da vaga. É importante que estejam presentes 3 pontos: as atividades a serem realizadas, os requisitos mínimos e os diferenciais. Pense sobre as lacunas que você está tentando preencher no seu time, tendo em mente que, além das lacunas de trabalho, devemos nos atentar aos perfis comportamentais do time.

Divulgação da vaga

Para ter os melhores candidatos no teu processo seletivo, é preciso chegar neles antes. Mas, alcançá-los pode ser a parte mais complicada do processo seletivo. Hoje em dia, existem várias maneiras diferentes de se anunciar as vagas, como em jornais, revistas, LinkedIn, portais e sites.

O resultado disso é: um processo seletivo com grande número de candidatos e uma diversidade entre eles. Logo, é importante sempre frisar as definições da vaga, assim, os próprios candidatos já conseguem realizar uma pré-seleção.

Filtrando candidatos

Na análise dos currículos, procure manter o foco nas características desejadas para a vaga. Por mais qualificações e diferenciais que um candidato tenha, se ele não for qualificado para desempenhar as funções básicas da vaga, ele não vai suprir a demanda original.

Nessa fase do processo seletivo também é importante lembrar de responder à todos os currículos enviados, mesmo aos que não serão convidados para uma entrevista.

Entrevistas

A preparação para as entrevistas é tão importante quanto a ela em si. Portando, é essencial marcá-las com antecedência, reservar um tempo suficiente para cada entrevistado e se atentar a pontualidade. Nada de deixar os candidatos esperando.

Agora, você poderá se preparar melhor para cada entrevista. Leia cada currículo e formule perguntas baseadas no currículo e experiências profissionais. Aqui no Treinou, temos o costume de conhecer o lado pessoal, como hobbies, aspirações e sonhos. Assim, temos uma ideia melhor de como a pessoa vai se encaixar na cultura da empresa.

Uma dica é sempre trazer um caderno para anotar pontos importantes. Não confie apenas na memória. Isso pode ser decisivo quando você estiver escolhendo entre dois candidatos.

Decisão

Na hora de tomar a decisão final, é preciso pesar tanto os aspectos comportamentais quanto o conhecimento técnico do candidato. Porém, o peso de cada um vai depender do perfil da empresa. Aqui no Treinou tendemos a levar aspectos comportamentais em maior consideração, pois acreditamos que o conhecimento técnico pode ser ensinado com maior facilidade.

Mesmo estando no fim do processo seletivo, caso exista dúvida entre dois ou mais candidatos, é recomendável fazer uma segunda, ou, até mesmo, uma terceira entrevista. O tempo gasto no processo seletivo não deve ser visto como um desperdício, mas sim como um investimento em encontrar novos talentos, e evitar o turnover.