EaD-TreinouDe uns anos para cá, a educação a distância (EaD) encontrou no setor empresarial privado um segmento muito necessitado e inexplorado. Em consequência, o treinamento online de colaboradores tem se tornado cada vez mais comum no mercado e aqui estão os porquês.

1.Identificação

Por mais que tentem, gestores de grandes empresas não conseguem conhecer todos os seus colaboradores. Imagine então, estar ciente sobre o desempenho, progresso e potencial de cada colaborador individualmente. Para isso plataformas EaD, contém seções dedicadas a mostrar esses dados para os gestores, garantindo uma melhor gestão de talentos.

2.Redução de custos com EaD

Custos com salas, viagens, auditórios, palestrantes, hospedagens, alimentação são apenas alguns dos gastos que empresas possuem com treinamentos tradicionais. A vantagem do EaD é que todos esses gastos são cortados. Claro que entram novos gastos para a criação dos conteúdos, mas uma vez criados, não existem limites de quantas vezes podem ser usados.

3.Tempo

Disponibilizar uma capacitação para todos os seus colaboradores instantâneamente pode parecer um sonho, mas, para quem trabalha com EaD isso é uma realidade.

4.Escalabilidade

Conforme uma empresa cresce, é natural que sejam necessários investimentos na expansão. O problema é que muitas vezes o crescimento da empresa se vê limitado por questões físicas. Para uma franquia, deixar de abrir uma nova unidade por falta de capacidade de capacitar os novos integrantes, é sufocar o próprio crescimento. Novamente, com apenas um clique, sua plataforma EaD acompanha o crescimento da empresa, colaborador por colaborador.

5.Rapidez

Imagine o seguinte cenário: o Burguer King vai mudar sua máquina de milkshake para um novo modelo de um fabricante diferente.

Como todos os colaboradores do Brasil vão aprender os novos padrões? Trazer todos os gerentes de loja para uma grande capacitação central? Ou enviar representantes para fazer treinamento nas próprias lojas?

O primeiro caso vai envolver muitos custos e logística. O segundo vai exigir bastante logística e tempo, para que as máquinas cheguem antes dos representantes.

Com educação a distância, é possível disponibilizar os treinamentos antes mesmo das novas máquinas chegarem. Passando por tópicos desde recebimento, instalação e o novo processo de utilização

6.Alinhamento

Uma das grandes facilidades que treinamentos na nuvem proporcionam é o acesso as informações em qualquer lugar do mundo, desde que tenhamos acesso a internet.

Quanto mais espalhada geograficamente uma empresa é, maior é o desafio em manter os padrões de processos e alinhamento das diretrizes. Quando a empresa possui um escritório é simples reunir todos os colaboradores em uma sala, e garantir que todos estejam na mesma página. Adicione um andar e a situação já se complica. Se for espalhar sedes pelo Brasil inteiro, o desafio se torna tão grande quanto o próprio país.

7.Métricas

Grande parte da gestão de uma empresa é analisar dados e tomar decisões com base nestes dados.

Na gestão de conhecimento, não é diferente. Mas a maior parte dos gestores não recebe nenhum tipo de dado depois de passar capacitações para seus colaboradores. Por isso as decisões relacionadas a treinamentos e capacitações muitas vezes são tomadas no escuro, sem nenhuma métrica precisa.

Para ajudar os gestores a tomar decisões mais eficientes, as plataformas de EaD oferecem uma variedade de métricas e relatórios. Possibilitando analisar se os treinamentos estão sendo eficazes e tomar as medidas necessárias para alcançar resultados reais.