falta de engajamentoPode ser difícil de admitir, mas o fato é: a falta de engajamento é um mal que afeta grande parte dos colaboradores de todas as empresas. Entender que essa falta de engajamento pode custar muito caro  já é um grande passo para a mudança.

Engajar é investir no comprometimento e envolvimento emocional do colaborador com a empresa. É buscar resultados através de colaboradores que abraçam o propósito e objetivos do negócio como se fossem seus próprios.

Identificando Colaboradores Engajados

Profissionais engajados sempre vão além daquilo que lhes é esperado e possuem um desempenho acima da média. Se identificam tanto com a organização que acabam lutando pelos seus objetivos e acabam se motivando através deles. São aqueles que trabalham não só porque gostam do ambiente da empresa, mas também porque querem trazer sucesso para ela.

Mas quando esse engajamento não existe, os colaboradores são desinteressados, entregam somente aquilo que é pedido e possuem produtividade irregular. Não se interessam com o crescimento da empresa e não se sentem parte do conjunto. Portanto, é importante analisarmos os motivos dessa falta de engajamento e buscar formas de mudar essa realidade.

Como Reverter a Falta de Engajamento

Processo Seletivo

Evitar a falta de engajamento de colaboradores começa no momento da contratação. Buscar a contratação de pessoas que se identificam com a cultura da empresa é o primeiro passo para a felicidade de toda a organização, além de diminuir a taxa de Turnover.

Pesquisas de clima

Um dos passos mais importantes contra a falta de engajamento é a realização de pesquisas de clima organizacional. Elas te permitem mensurar fatores que afetam o relacionamento que as pessoas têm entre si e a relação que possuem com a empresa. Através dos resultados você pode construir um ambiente mais positivo e descontraído, tornando o trabalho mais agradável e motivador.

Integre equipes

A integração e união dos colaboradores é de fato algo importante. Desenvolver uma boa convivência entre todos e um ambiente agradável, torna a rotina mais leve e os motiva a voltar no dia seguinte.

Então, invista em formas de aproximar colaboradores, por mais simples que forem, como almoços, eventos e partidas, por exemplo.

Capacite colaboradores

Para o colaborador, é a oportunidade de aprender uma nova habilidade, ter um crescimento profissional ou pessoal. Além de ser um grande fator motivacional, afinal, a empresa oferece oportunidades e mostra que se importa com o colaborador. Para a empresa, é um investimento em sua própria força de trabalho e desenvolvimento.

Gamificação

Atualmente, as empresas cientes da falta de engajamento estão buscando novas estratégias através da gamificação. Nas plataformas gamificadas de ensino, por exemplo, a ferramenta de troca de pontos adquiridos na conclusão das aulas por prêmios, não apenas ajuda a despertar interesse do funcionário, como atribui valor ao aprendizado e à experiência que este adquire. A gamificação como solução propõe às empresas melhorar a produtividade e analisar relatórios que permitem acompanhar o progresso e engajamento de todos os colaboradores.