Se fosse para apontar qual o maior desafio das empresas hoje em dia, você saberia dizer? Crescer exponencialmente em tempos de crise, talvez? Ou ainda, aumentar a produtividade com baixo investimento? Essas ideias até podem estar incluídas no pacote de muitas corporações, porém, a ideia de manter os colaboradores motivados e engajados com o mesmo objetivo da empresa é uma das grandes responsabilidades enfrentadas atualmente.

Para que esse desafio seja vencido, o processo de onboarding, especialmente, é uma das principais estratégias adotadas por boa parte das empresas que desejam inserir um funcionário em suas boas práticas e processos internos.
Onboarding: mantendo pessoas engajadas dentro de uma organização
O processo de onboarding nada mais é do que o treinamento e a integração de um novo membro ao círculo de trabalho de uma empresa. É o bom e velho “seja bem-vindo” empregado de forma correta e muito mais completa, imergindo o novo colaborador nos conceitos, práticas e políticas do local. É uma forma de fazer com que ele se sinta bem acolhido e como parte do todo; que ele se sinta encantado e motivado por essa escolha, assim como a própria empresa; e que ele esteja envolvido com o novo cenário.

Algumas medidas que podem manter os funcionários engajados sempre:

  • Ações de motivação
  • Melhoria no clima organizacional
  • Comunicação transparente com todos da empresa
  • Treinamentos para estimular e desenvolver o colaborador pessoal e profissionalmente

Para complementar o assunto, um TED Talk especial sobre a análise do quebra-cabeça da motivação – porque recompensas tradicionais, como altos salários, já não são suficientes para manter as pessoas engajadas.

Principais vantagens do Onboarding dentro de uma empresa

  • Funcionários mais preparados e dispostos a apontar falhas, sugerir melhorias e implementar inovações dentro da empresa;
  • Com colaboradores capacitados e conectados ao mesmo propósito, a empresa sai na frente de seus concorrentes;
  • Funcionários mais motivados, uma vez que a empresa investe em suas carreiras e também no desenvolvimento pessoal;
  • Aumento da produtividade;
  • Colaboradores autoconfiantes, eficientes e dispostos a inovar e investir cada vez mais seus conhecimentos dentro da organização.

Afinal, uma empresa com os objetivos alinhados aos de seus funcionários é a idealização de um negócio de sucesso.