treinamento para franqueadosOferecer treinamento para franqueados é um dos principais passos que uma rede de franquia deve tomar para alcançar o sucesso. Sem um programa de treinamento, não há transferência do know-how. Ou seja, não há uma disseminação da cultura entre todas as unidades existentes, a marca perde o padrão de qualidade e o franqueado fica perdido em meio a tantos processos.

Podemos afirmar que o treinamento para franqueados é responsável por disseminar a cultura da rede de franquias, capacitar o gestor quanto aos aspectos operacionais, de modo que comuniquem aos clientes uma atuação uniforme.

É um erro acreditar que o treinamento para franqueados se resume aos ensinamentos passados na abertura do negócio. O treinamento inicial é importante, porém ele não deve ser o único! Com o tempo, vão surgindo novas demandas e é preciso que toda a rede permaneça constantemente alinhada, qualificada e atualizada.

A franquia deverá oferecer treinamentos constantes! E aqui estão os por quês:

Padronização 

A padronização é uma das bases para o sucesso de toda franchising.

No primeiro momento, o treinamento inicial é fundamental para disseminar a cultura da franquia ao novo franqueado e colaborador. Em seguida, estabelecer um padrão de qualidade de processos, produtos e serviços garante que a identidade da marca não seja perdida.

Os treinamentos buscam construir padrões e mantê-los conforme a evolução do negócio.

Diminuir a rotatividade

Oferecer treinamento para franqueados e colaboradores em uma rede de franquias reduz consideravelmente o Turnover e implica em menores gastos.  

Colaboradores que recebem treinamento constante são mais motivados, acabam se sentindo mais responsáveis pelo trabalho e confiantes em desempenhar suas funções.

Treinamento Online

Muitas vezes, o investimento em treinamento para franqueados pode ser elevado, uma vez que devem ser calculados os gastos em transporte, hospedagem e alimentação. Portanto,  algumas franquias ainda resistem em investir em treinamentos ou se limitem ao treinamento inicial.

Felizmente, o ensino a distância surge como uma alternativa mais econômica e ilimitada, além de ser uma meio de superar as distâncias. O treinamento online permite aumentar o número de treinamentos consideravelmente e capacitar todos os colaboradores com apenas um clique.

Com o EaD, o gestor cria conteúdos que estarão disponíveis sempre que houverem dúvidas, independente de onde o colaborador estiver. Além disso, sempre que houver uma atualização ou mudança, os franqueados serão notificados. Dessa maneira, a rede fica permanentemente atualizada.