turnover-treinou

Turnover é uma palavra que tira o sono de muitos gestores de RH, é um mal que atinge as grandes empresas em todos os segmentos. Para quem ainda não sabe o que é: Turnover, é, basicamente, a taxa de rotatividade, ou renovação, de seus colaboradores.

Um exemplo clássico de empresa com grande taxa de Turnover é o setor de telemarketing, onde a maior parte dos colaboradores não costumam ficar muito tempo na empresa.

O que causa o Turnover?

Não existe apenas um porquê para o Turnover. As causas variam de caso para caso, dependendo do modelo de negócio, dito isso, existem as mais comuns. Uma delas é a falta de motivação ou engajamento do colaborador, comumente causada por falta de comunicação ou atenção de seu gerente ou supervisor.

Hoje, especialmente no setor de tecnologia, temos empresas que crescem do dia para a noite, se tornando gigantes de maneira muito rápida. Essa é a causa de uma deficiência nas lideranças, pois não existe tempo para seu desenvolvimento. Muitas das pessoas que hoje ocupam cargos gerenciais e de liderança não tem um background necessário. A solução é treinar essas skills nesses líderes novatos, para que sua falta de experiência não acabe forçando a equipe.

Outra grande arma para lutar contra o Turnover é o Onboarding, o processo de integração de um novo colaborador à empresa. Sabe aquela frase “a primeira impressão é a que fica”? Ela se aplica também a primeira impressão que a empresa dá ao novo integrante da sua equipe. Então um processo de integração organizado e completo ajuda a diminuir o Turnover de colaboradores novos.

Ainda assim, o ponto mais essencial para o sucesso da relação entre colaborador e empresa continua sendo o processo seletivo. É nele que se pode garantir o alinhamento das duas partes. Caso seja feita a contratação de alguém que esteja fora desse alinhamento, as chances de desligamento são grandes. Um processo seletivo mal definido pode ser sua maior causa do Turnover.

O que fazer para evitar o Turnover?

Antes de mais nada, é preciso saber que o Turnover é natural e necessário para qualquer empresa. Trazer novas pessoas com novas ideias é importante para não haver uma estagnação. Mesmo assim é preciso que a taxa seja controlada, se não, a empresa arrisca criar gastos altos com treinamento e despesas de desligamento.

Manter o time atual motivado e desafiado é a melhor solução para combater altas taxas de Turnover. Para isso é preciso ter líderes capacitados e possibilidades claras para crescimento dentro da empresa. Já para os novos colaboradores que vão entrar no time a melhor solução é focar em garantir um Onboarding eficiente.

Turnover_2